No Terceiro Domingo da Grande Quaresma, quando nos encontramos no meio da Quaresma, a Igreja Ortodoxa comemora a preciosa e viva Cruz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Os serviços incluem uma veneração especial da Cruz, que prepara os fiéis para a comemoração da crucificação durante a Semana Santa.
Não só no domingo da Santa Cruz nos prepara para a comemoração da crucificação. Também nos lembra que a Quaresma é um período em que somos crucificados com Cristo.
Como somos "crucificados na carne com suas paixões e desejos" (Gálatas 5:24), e nos mortificamos por quarenta dias de jejum, a cruz preciosa e vivificante agora está diante de nós para refrescar nossas almas que não podem seja preenchido com um sentimento de amargura, ressentimento e depressão. A cruz nos lembra a paixão de nosso Senhor e, apresentando-nos seu exemplo, encoraja-nos a segui-lo em luta e sacrifício, para ser renovado e consolado. Em outras palavras, temos que experimentar o que o Senhor experimentou durante a Sua paixão - ser humilhado de forma vergonhosa. A Cruz nos ensina a atravessar a dor e o sofrimento. Vamos ver o cumprimento de nossas esperanças: a herança celestial e a glória eterna.
Como alguém que anda em uma estrada longa e cara, carregada pela fadiga, encontramos um grande terreno e se fortalece sob a sombra fresca de uma árvore frondosa, então encontramos conforto, frescura e rejuvenescimento sob a cruz que dá vida, que a nossa Os pais "plantaram" neste domingo. Portanto, somos fortalecidos e treinados para continuar nossa jornada de Quaresma com passo leve, descansado e animado.
Por outro lado, como a Santa Cruz é chamada de árvore da vida, ela é colocada no meio do jejum, como a antiga árvore da vida que foi colocada no centro do jardim do Éden. Para isso, nossos Santos Padres queriam nos lembrar da ganância de Adão, bem como o fato de que através desta árvore ele foi condenado. Portanto, se nos amarremos à Santa Cruz, nunca encontraremos a morte, mas a vida eterna.

Nenhum comentário:
Postar um comentário