![]() |
| Santa Maria além do Tibre (título cardinalício). |
Na região além do Tibre, Alexandre Severo havia doado uma casa ( hospitium ou taberna meritória) para as reuniões dos cristãos, a casa está que era disputada pelos ricos donos de uma taberna, chamados taverneiros.
A escolha do livro do profeta Isaías (Is: 17, 5-10) fala de dois tipos de pessoas - as que temem a Deus e os boas-vidas e da parábola do rico Epulão e do pobre Lázaro (cf. Lc: 16, 19-31), está em relação com as duas casas e seus frequentadores, de categoria opostas.
O profeta Isaías (cf. Is: 17, 5-10) apresenta-nos as pessoas que buscam a felicidade nos prazeres da carne e comezainas, nas honras e riqueza; e as que, confiando no Senhor, semeiam boas obras na abstinência , na pobreza e no desprezo. Da primeira classe o exemplo típico é rico Epulão. Essas pessoas parecem felizes, mas o prazer é o pecado deixam nelas apenas desgosto, desilusão e remorso e, quando morrem, serão sepultados no inferno. As segundas, como o pobre Lázaro, sofrem pobreza, privações e zombarias, mas têm a paz do coração que provém da fiel observância dos mandamentos: a essas almas está reservado o prêmio celeste.
Os ricos são obrigados, pelo preceito divino da caridade, a auxiliar os seus irmãos necessitados, se não quiserem ter a mesma sorte que teve o rico Epulão.
Marcos Vinícius Faria de Moraes.


Nenhum comentário:
Postar um comentário