segunda-feira, 26 de março de 2018

+ Daniel Sysoev. Publicado originalmente em "The Orthodox Word", n. 268, 2009, p. 213-215. Traduzido a partir de Classical Christianity.


Penso que um dos mais importantes problemas enfrentados pela Igreja Ortodoxa na Rússia, e mesmo fora de suas fronteiras, é o rigor mortis ideológico da Igreja. [...] Eu viajei por todo o território canônico do Patriarcado de Moscou e vejo em todos os lugares um mesmo cenário. As pessoas não conhecem Deus ou como a salvação ocorre; todo seu tempo é ocupado com questões completamente irrelevantes, como as minúcias deste ou daquele rito, os detalhes desta ou daquela política eclesiástica ou uma ou outra visão regional.

Em minha opinião, é uma tragédia enorme que as pessoas tenham deixado de ser cristocêntricas. As pessoas esqueceram que somos, primeiramente, cristãos, filhos de Deus Pai e de Cristo, e que devemos buscar a santidade e a salvação.

[...] O sectarismo é consequência de a Igreja não informar as pessoas dos mandamentos do Senhor, mandamentos que nosso Senhor espera que cumpramos. O Evangelho é visto como nada senão uma coleção de ditos piedosos; ele não é visto como um meio de contato real com Deus. Nós tememos tanto sermos seduzidos pelo mundo que acabamos por não fazer nada. Esse é um terrível problema espiritual. Se não o superarmos, muitos cristãos serão arruinados. É uma ideologia de rigor mortis. Não é conservadorismo; antes, é o assassinato da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário