quinta-feira, 8 de março de 2018

Estação em os Ss. São Marcelino e Pedro.

Santi Marcellino e Pietro al Laterano.

A origem da Basílica parece remontar ao tempo do Papa Siríaco (384-398), o qual, seguindo o uso romano, teria transformado em igreja a casa de um dos dois Mártires.

O sacerdote Marcelino e o São Pedro, mártires romanos, foram decapitados durante a perseguição de Diocleciano. São Damaso afirma que seu sangue alcançou a conversão do algoz.  Como a liturgia de hoje faz ressaltar bastante o contraste entre os dois irmãos, Esaú e Jacó, o filho progido e o fiel, é de crer que as duas leituras (Gn: 27, 6-39) insinuam uma alusão a este algoz que se converteu.

A impenitencia final é o fruto da contínua resistência a graça, com uma vida de pecado e de indiferença religiosa que frequentemente degenera em ódio 
(Gn: 27, 6-39). Caminha com certeza para impenitencia final aquele que não sente mais remorso e gloria-se do mal cometido. Para evitar essa desgraça irreparável e, necessário rezar, fazer boas os e penitência. O Senhor sente-se sumamente contente quando pode entrar no coração do pecador arrependido que volta a casa paterna (Lc: 15, 11-32), penetrar nas profundezas de sua alma, tornado-a sempre mais firme no caminho do bem.

Catacumba de São Marcelino e São Pedro, mártires.

Marcos Vinícius Faria de Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário