segunda-feira, 19 de março de 2018

Estação em São Crisógono.

Basílica de  São Crisogono em Roma.

A igreja de São Crisógono, mártir de Aquileia, pertence a era constantiniana e deriva de uma grande casa romana. A estação que tinha lugar no quarteirão dos hebreus, inspirou a escolha das leituras (Jn: 3, 1-10), as quais falam da submissão dos pagãos e da obstinação dos hebreus.

Em consequência de preparação de Jonas, os ninivitas cobriram-se de cinzas e cingiram-se de saco, jejuando por quarenta dias (cf. Jn 3, 4). Com esta narrativa, a Igreja convida a continuar corojamente o jejum Quaresmal, instituído para o perdão de todas as culpas, para extinguir as paixões e incrementar as virtudes. A Grande Quaresma é o tempo propício para buscar Jesus é encontrar sua misericórdia, não suceda que ele se esconda e nos deixe morrer em nossos pecados (cf.Jo: 7, 32-39).

Participemos com Jesus na oração, no recolhimento, na paciência e na resignação. Filhos de uma natureza corrompida, e com sangue envenenando a circular em nossas veias, temos necessidades de um tônico reconstituinte, de um sangue vivo e virginal que nos restitua a saúde. Esse sangue é o  de Cristo.

Vista do interior.

Baldaquino sobre o altar-mor
Piso em mosaico cosmatesco
São Bento curando um leproso, afresco da basílica primitiva.

Marcos Vinícius Faria de Moraes.

São Crisógono intercede por mim pecador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário