sexta-feira, 23 de março de 2018

+ São Nectários de Aegina.

"A religião Cristã não é um certo sistema filosófico, sobre o que os homens aprendem, treinados em estudos metafísicos, argumentam e então aceitam ou rejeitam, de acordo com a opinião que cada um forma. É a fé, estabelecida nas almas dos homens que devem ser espalhada a todos e mantida em suas consciências. 

Há verdades no Cristianismo que estão além da compreensão intelectual, incapaz de ser compreendida na mente finita do homem. Nosso intelecto toma conhecimento delas, torna-se convencido de sua realidade e testemunha sobre sua existência sobrenatural.

O Cristianismo é a religião da revelação. O Divino revela Sua glória apenas para aqueles que obtiveram a perfeição através da virtude. O cristianismo ensina a perfeição através da virtude e pede ao seus seguidores tornarem-se santos e perfeitos. Desaprova e opõem-se aqueles que estão sobre a influência da imaginação. Aquele que é verdadeiramente perfeito em virtude torna-se, através da ajuda Divina, livre da carne e do mundo, e entra verdadeiramente no mundo espiritual; não, entretanto, através da imaginação, mas através da Graça Divina. Sem a graça, sem a revelação, nenhum homem, até mesmo o mais virtuoso, pode transcender a carne e o mundo.

Deus revela-se ao humilde, aquele que vive de acordo com a virtude. Aqueles que tomam as asas da imaginação tentam o vôo de Ikaros e têm o mesmo fim. Aqueles que plantam fantasias não oram; pois aquele que ora eleva a mente e o coração à Deus, enquanto aquele que se volta para as fantasias se desvia. Aqueles que são viciados na imaginação se retiraram da graça de Deus e do reino da Revelação Divina. Eles abandonaram o coração em que a graça é revelada e se renderam à imaginação, que é destituída de toda graça. É apenas o coração que recebe conhecimentos sobre coisas que não são apreendidas pelos sentidos, porque Deus, que habita e se move dentro dele, fala dentro dele e revela-lhe a substância das coisas esperadas.

Busque Deus diariamente. Mas procure-o no seu coração, não fora dele. E quando você O encontrar, fique com medo e tremor, como os Querubins e os Serafins, pois seu coração se tornou um trono de Deus. Mas, para encontrar Deus, torne-se humilde como pó diante do Senhor, porque o Senhor abomina o orgulhoso, enquanto visita os que são humildes de coração, por isso diz: "Para quem vou olhar, mas para aquele que é manso e humilde de coração? "

A Luz Divina ilumina o coração e o intelecto puro, porque estes são suscetíveis a receber luz; enquanto os corações e os intelectos impuros, não sendo suscetíveis de receber a iluminação, têm uma aversão à luz do conhecimento, a luz da verdade; eles gostam da escuridão... Deus ama aqueles que têm um coração puro, escuta suas orações, lhes concede seus pedidos que levam à salvação, revela-se a eles e ensina os mistérios da natureza divina."


Nenhum comentário:

Postar um comentário