Refletindo sobre a ortodoxia e a cultura de hoje.
Qual é o objetivo da vida (morte)? Para os cristãos ortodoxos, é a salvação e a vida eterna com Deus.
Como somos salvos?
Paulo nos diz que somos justificados em Cristo através de nossa fé (Gl 2:16). Mas o que é fé? Fé é nossa entrega à verdade do Evangelho e à Tradição de Sua Igreja. Fé não é uma crença geral em Deus, mas especificamente aceitação total da vida, morte e ressurreição e ensinamentos de Cristo, conforme registrado nas Escrituras. Nossa fé implica um modo de vida seguindo os ensinamentos de Cristo. Fé significa que aceitamos os escritos do Evangelho e da Epístola e o fazemos! Não é suficiente ser bons cidadãos, devemos também ter fé - completa e total fé na Palavra de Deus. No Julgamento Final, nossas vidas serão examinadas e seremos salvos pela graça de Deus. A Igreja nos fornece a estrutura e as diretrizes para viver nossa fé.
Recentemente, uma pessoa santa me disse que haverá poucos nesta sociedade que serão salvos. Isso deve ser assustador, isso me fez pensar. Isso me desafiou a acordar. Descobri que era importante reconhecer que nossa cultura atual se baseia em um conjunto de suposições ou valores que diferem da nossa fé cristã ortodoxa. Um cristão ortodoxo é um estranho na cultura de hoje. Um modo de vida ortodoxo tem uma visão de mundo bastante diferente da cultura dominante em que vivemos e nos conformamos para aceitar.
O que é uma visão do mundo? Para compreender todos os dados sensuais que recebemos a qualquer momento, nossa mente confia em suposições para simplificar todos os insumos que recebemos através de nossos sentidos. É assim que podemos entender o que experimentamos e agimos. São essas suposições frequentemente ocultas que compõem nossa visão de mundo. Uma pessoa pode ter a suposição: "Se eu fizer o bem, serei salvo". Outro pode assumir: "Para ser salvo, devo primeiro ter fé e seguir os ensinamentos da Bíblia como mandamentos de Deus e trabalhar para me aperfeiçoar arrependimento e participando regularmente nos sacramentos da Igreja para se tornar uma pessoa santa e então pela graça de Deus eu posso ser salvo.” Esta é a visão Ortodoxa. Como outro exemplo, pode-se não acreditar firmemente que Deus criou o mundo e acredita que a verdade só é determinada por evidências científicas. Alternativamente, o Ortodoxo assume sem questionar que Deus criou tudo o que sabemos, fornece tudo o que temos, Ele é "Pai Nosso", e que a Verdade nos é revelada por Ele e nos é revelada através das Escrituras interpretadas pela Igreja que é o corpo de Cristo na terra liderado pelo próprio Cristo.
Com apenas algumas suposições diferentes, podemos interpretar o que é bom e ruim de maneiras bem diferentes, levando a diferentes ações baseadas na mesma realidade. Escusado será dizer que as pessoas com diferentes visões de mundo têm dificuldade em se comunicar em questões que importam para a salvação. Até mesmo a ideia de salvação pode não estar em sua cosmovisão. Quantos realmente colocam Deus no centro de tudo que fazem?
Em uma visão de mundo ortodoxa, aceitamos sem questionar, com base na fé, que Deus é nosso Criador e Senhor. Através dos escritos dos Evangelistas e Apóstolos, documentamos para nós o exemplo do próprio Deus em carne humana, Suas ações e ensinamentos, mostrando-nos o caminho para a salvação.
Precisamos aceitar que nossa cosmovisão ortodoxa nos coloca em desacordo com nossa sociedade atual. À medida que agimos fora de nossa visão ortodoxa do mundo, os outros não entenderão nossas ações e seremos vistos como um pouco estranhos, fora de sintonia, não com ela, ou antiquados. Podemos esperar ser ridicularizados e ignorados. E quando tentamos explicar nossas ações, não devemos esperar ser compreendidos, porque nossas razões não farão sentido em sua cosmovisão. É somente expondo suas suposições subjacentes que podemos esperar explicar. Devemos lembrar que essas suposições são geralmente ocultas. A salvação requer que tenhamos uma compreensão firme da base do nosso modo de vida ortodoxo.
Na cultura de hoje, é geralmente aceito que a verdade é relativa. Muitos acreditam que o que é a verdade para uma pessoa pode ser diferente da de outra, e aceita-se que ambas sejam igualmente válidas. Uma coisa que não é tolerada nessa visão é alguém que acha que tem a Verdade absoluta. Mas nós Ortodoxos sabemos através da fé que existe apenas uma Verdade. Portanto, podemos esperar que nossa visão de mundo não seja bem-vinda em geral, e que outros trabalhem para miná-la. Podemos esperar ser evitados e perseguidos, assim como os primeiros cristãos foram perseguidos nos tempos pagãos romanos. Apesar de agirmos por amor aos nossos vizinhos como somos ordenados, ainda seremos rejeitados e ridicularizados por nossas práticas. Por isso, é importante ter cuidado com quem escolhemos gastar nosso tempo. É importante seguir as práticas de nossa fé, que estão lá para nos apoiar em um caminho para a salvação. Devemos ler regularmente as Escrituras, assistir aos cultos, orar diariamente e ao longo do dia, participar regularmente dos Sacramentos da Confissão e da Santa Comunhão e seguir as diretrizes do jejum. Todas essas atividades são destinadas a nos ajudar. Eles não são o fim que buscamos, mas os meios para nos prepararmos para entrar no Reino de Deus. É importante que trabalhemos constantemente para purificar nossos corações e cultivar nossa força interior para que possamos cumprir o mandamento do Chefe de amar os outros. Cristo está sempre presente para nos ajudar no caminho da salvação e tem infinita compaixão por toda a humanidade.
Fonte: http://orthodoxwayoflife.blogspot.com.by/2009/09/is-orthodoxy-bit-weird.html