sábado, 9 de junho de 2018

Venerável São Beda 27 de maio -- Calendário Juliano


Beda foi um historiador da Igreja que registrou a história do critianismo na Inglaterra do início até seu próprio tempo. Nasceu provavelmente em 673 em Northumbria. Não se sabe exatamete o local de seu nascimento, ou sua ascendência, mas parece que foi próximo a Jarrow. 

Quando possuía sete anos, Beda foi enviado a São Benedito Biscop [comemorado em 12 de janeiro] no mosteiro de São Pedro de Wearmouth para que fosse educado e criado. Depois foi enviado para o novo mosteiro de São Paulo fundado em Jarrow em 682, onde permaneceu até sua morte. Ali foi guiado pelo Abade São Ceolfrith [comemorado em 25 de setembro], que sucedeu São Benedito em 690 e liderou tanto Wearmouth quanto Jarrow. 

Houve um incidente relatado na anônima Vida de Ceolfrith que se refere ao jovem Beda. uma praga irrompeu no mosteiro em 686, ceifando a maior parte dos monges que cantava no coral durante os ofícios. Só o Abade e o jovem criado por ele permaneceram. 

Entristecido por essa catástrofe, Ceolfrith decidiu que deveriam cantar os Salmos sem antífonas, com exceção das Matinas e Vésperas. Depois de uma semana assim, voltou a cantar as antífonas no seu lugar adequado. Com ajuda do menino e dos monges sobreviventes, os ofícios eram realizados com dificuldade até que outros fossem treinados.

São Beda foi ordenado Diácono quando possuía dezenove anos, e ao santo sacerdócio aos trinta, por São João de Beverley [comemorado em 7 de maio], o Santo Bispo de Hexham e York. Beda amava profundamente os ofícios litúrgicos. Passava muito tempo na Biblioteca montada por São Benedito, seu primeiro instrutor, o que lhe permitiu escrever seus próprios livros, história eclesiástica, comentários bíblicos e hagiografias. 

Ele não era um historiador objetivo. Estava diretamente do lado romano no debate com o cristianismo celta, por exemplo. Mas era justo e possuía grande discernimento. Seus livros nos fornecem grandes insights na vida religiosa e secular da antiga Bretanha. Lê-lo é adentrar tradições espirituais muito similares àquelas partilhadas pelos cristãos ortodoxos. Estes santos se engajavam no mesmo ascetismo heróico demonstrado pelos santos no oriente, e a santidade deles nos preenche de amor e admiração. 

São Beda ficou doente em 735. Por duas semanas antes da Páscoa ficou fraco e com a respiração difícil, mas não experienciou grandes dores. Continuou atencioso e dando lições diárias aos estudantes, e então passava o restante do dia em salmodia e graças a Deus. Citava frequentemente as palavras de Santo Ambrósio, ''não vivi de tal modo a ficar envergonhado entre vocês, e não temo morrer, pois Deus é gracioso''. Trabalhava também em uma tradução anglo-saxã do Evangelho de São João Teólogo, e em um livro de trechos dos escritos de Santo Isidoro de Sevilha [comemorado em 4 de abril]. 

Na Quinta Feira antes da Festa da Ascensão do Senhor, depois de uma noite sem sono, após ditar o final de sua obra ao monge Wilbert, São Beda adormeceu no Senhor. Seu repouso se deu no dia 25 de maio, mas é comemorado no dia 27, já que a Festa de Santo Agostinho de Canterbury é apontada para o dia 26. Seu corpo foi sepultado primeiro no pórtico sul da igreja do mosteiro, mas depois foi transferido para perto do altar. Hoje suas santas relíquias se encontram na Catedral de Durham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário