Este ícone foi representado pelo apóstolo São Lucas; A madeira que ele usou era a madeira da mesa onde o Senhor Jesus Cristo fez suas refeições com Sua Mãe a Santíssima Teotokos e o justo José. Ao ver Sua representação no ícone a Teotokos exclamou: ‘ daí em diante as gerações irão me venerar’.
O icone foi trazido de Constantinopla para a Rússia, em 1131, às mãos do príncipe São Mstislav ( 1132 15 abr) e foi alojado no mosteiro Dêvitche, na antiga cidade de Santa Olga.
Mais tarde o filho de Iúri Dolgorúkov, André Bogoliúbski trouxe o ícone à Vladimir e alojou-o na catedral da Dormição que mandou construir. A partir daí o ícone passou a se chamar Vladímirskaia icóna. ( da cidade de Vladimir). Em 1395 o icone veio a Moscou. Assim, pela bênção da Santíssima, uniram-se os laços espirituais de Bizâncio e Rússia, pelos caminhos de Kíev, Vladimir e Moscou.
AMEAÇA DE TAMERLAN – 1395 : A comemoração do ícone acontece várias vezes por ano – 21 de maio, 23 junho e 26 de agosto calendário jul. A maior delas é em 26 ago quando é comemorado o encontro , o traslado de Vladimir para Moscou. Em 1395 o temido Kan tártaro – Tamerlan, atingiu Riazán, tomou a cidade de Ieléts, e, a caminho de Moscou se aproximou às margens do rio Don. O grão príncipe Basílio Dimítrevitch com seu exército parou às margens do rio Oká. Ele suplicava em fervorosa oração aos santos hierarcas moscovitas e a são Sérgio de Rádonej pela libertação do jugo e escreveu ao metropolita de Moscou Cipriano ( 16 set) que a quaresma da Dormição fosse dedicada ao arrependimento do povo russo. O clero seguiu para Vladimir – onde se encontrava o milagroso ícone. Depois da liturgia e moleben no dia da Dormição o clero tomou o santo ícone e com grande e magestosa procissão seguiu para Moscou. O caminho entre as duas cidades estava totalmente tomado pelo povo, que de joelhos, suplicava à Santíssima “ salve a nossa terra russa ! “

Nenhum comentário:
Postar um comentário