São Karpos viveu no tempo do Imperador Nero e é conhecido como um dos setenta discípulos do Senhor. Foi um dos colaboradores do Apóstolo São Paulo, conforme esta referência encontrada na sua Segunda Epístola a, onde diz:
“Quando vieres, traga a capa que deixei em Troas, na casa de Karpos; traga também os livros, especialmente os pergaminhos “ (Timóteo 4:13).
Trabalhou exemplarmente na difusão do Evangelho em Troas e, logo foi nomeado bispo em Trácia, onde viveu uma vida de santidade e, iluminado pelo Espírito Santo, iluminou, com o divino ensinamento, seus diocesanos, convertendo-se numa estrela espiritual para seus filhos.
Sua dedicação e trabalho árduo atraiu sobre ele muitas perseguições, tentações e adversidades. O Santo, porém, enfrentou tudo com coragem, determinação, fidelidade aos seus valores e paciência, não medindo esforços nem consequências na propagação da Palavra de Deus.
“Disse-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo” (João 16:33).
Esta palavra nos revela que o caminho do discípulo não é revestido com pétalas de rosas, mas com provações. E com luta contínua e a ajuda da Graça do Espírito Santo, podemos chegar a Deus.
São Karpos morreu pacificamente, iluminando muitas pessoas em sua volta.

Nenhum comentário:
Postar um comentário