quinta-feira, 28 de junho de 2018

São Jerônimo de Estridão e Belém 15 de junho -- Calendário Juliano


Jerônimo nasceu em uma família cristã na cidade de Estridão, localizada entre a Dalmácia e a Panônia. Seu nome completo era Eusébio Hierônimo Sofrônio. Seus pais o enviaram para Roma, onde estudou as ciências seculares. 

No início de sua vida na capital, o jovem ficou deslumbrado pelas vaidades mundanas e caiu em tentação. Ao fim de sua estada em Roma, Jerônimo decidiu mudar sua vida e passá-la na bondade e na pureza. Quando chegou aos 20 anos de idade, aceitou o Santo Batismo. Depois visitou a Gália, atual França, e escolhendo dedicar sua vida a Deus, queria tornar-se monge. 

Em 372, Jerônimo retornou à sua cidade natal, mas seus pais já haviam falecido. O monge ficou com a responsabilidade de educar suas irmãs mais novas e seu irmão Pauliniano. Esses cuidados fizeram com que adiasse seus planos de entrar para um mosteiro. 

Depois de cuidar de seus parentes, viajou para o Oriente com muitos amigos. Em 374, decidiu habitar no deserto de Chalcis, a sudeste de Antioquia. Permaneceu ali por cinco anos, combinando ascetismo e trabalho sobre as Sagradas Escrituras. São Jerônimo dominou as línguas hebraica e caldéia e começou a se corresponder com numerosas pessoas sobre uma grande variedade de temas. 120 dessas cartas foram preservadas. 

Havia uma controvérsia entre os Bispos Melétio, Paulino e Vitalis que alcançou o mosteiro em que São Jerônimo trabalhava. Em consequência, as disputas fizeram com que ele deixasse a vida monástica e rumasse para Antioquia. Ali, o Bispo Paulino o ordenou sacerdote. Depois disso, São Jerônimo visitou Constantinopla e conversou com os Santos Hierarcas Gregório Teólogo e Gregório de Nissa. 

Em 381, retornou à Roma, onde continuou seus estudos. O Santo Papa Damásio I [366-384], que também devotava muito de seu tempo ao estudo das Sagradas Escrituras, fez de São Jerônimo seu secretário. Mas por causa das denúncias que fez sobre a moralidade da sociedade cristã de então, muitos o difamaram. Três anos depois, ele abandonou a cidade e, junto com seu irmão Pauliniano e amigos, visitou a Terra Santa e os monges do deserto de Nítria. 

Em 386, se estabeleceu em uma caverna em Belém, próximo daquela em que Cristo havia nascido, e começou uma vida de ascetismo austero. Foi o período em que sua criatividade floresce e em que produziu obras que se tornaram um legado imorredouro da Igreja; coleção de trabalhos dogmáticos, obras de ascese, comentários sobre as Escrituras, trabalhos históricos. 

A mais importante de suas obras foi uma nova tradução dos livros do Velho e do Novo Testamento para a língua latina. Essa tradução se chama ''Vulgata'' e se tornou de uso geral no Ocidente. Em 411, Belém foi invadida por beduínos. Apenas por misericórdia de Deus a comunidade do idoso asceta foi salva da destruição completa. 

São Jerônimo terminou sua vida em uma caverna em Belém, por volta de 420. Suas relíquias foram transferidas de Belém para Roma em 642, mas sua localização presente é desconhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário