quarta-feira, 13 de junho de 2018

12 de Junho de 2018 (CC) 30 de Maio (CE) Santo Isaque, o Bondoso (383).



Durante a perseguição aos cristãos pelo Imperador ariano Valente, um ermitão, chamado Isaac, sentiu-se movido por Deus a abandonar a sua solidão e ir repreender o Imperador.

Assim, dirigindo-se à Constantinopla, advertiu várias vezes ao Imperador Valente de que, se não cessasse a perseguição aos cristãos, e se não devolvesse a eles as igrejas tomadas e dadas aos hereges, uma grande catástrofe lhe esperava, assim como, um fim terrível.

Valente fez pouco caso das pregações do eremita, e o mandou prender.

A profecia se cumpriu pouco tempo depois, com Valente deposto e, mais tarde, morto na batalha de Andrinópolis. Teodósio, sucessor de Valente, devolveu a liberdade a Santo Isaac, por quem sempre professou grande veneração.

O servo de Deus Isaac voltou a viver retirado em solidão, atraindo para junto de si um grande número de discípulos. Estes, recusando-se a abandoná-lo, apesar das insistentes ordens do santo, acabaram por obrigá-lo a fundar um monastério que, segundo se afirma, foi o primeiro de Constantinopla.

O Santo eremita Isaac participou do I Concílio de Constantinopla, o segundo dos concílios ecumênicos, morrendo com idade já bem avançada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário