"O Primeiro Concílio Ecumênico (Nicéia, ano 325), determinou que a Páscoa fosse celebrada no primeiro domingo após o equinócio da Primavera (hemisfério norte) e, sempre depois da Páscoa judaica para manter a seqüência e cronologia dos acontecimentos históricos: a) O Corpo de Jesus foi descido da Cruz na Sexta-feira [cf. Jo 19, 31; Lc 23, 50-53; Mt 27, 57-65; e Mc 15, 42-47]. b) Cristo ressuscitou no dia seguinte à Páscoa, e não no mesmo dia: «O primeiro dia da semana» ou, «Passado o Sábado» [Jo 20,1; Lc 24,1, Mt 28,1; e Mc 16,1].
Quando ocorre o equinócio da Primavera no hemisfério norte? Na falta de acordo entre os astrônomos da época, o Primeiro Concílio Ecumênico estabeleceu, convencionalmente, o equinócio da Primavera em 21 de Março do calendário juliano. Assim, a Páscoa Ortodoxa é celebrada entre os dias 4 de Abril e 5 de Maio do calendário gregoriano. Por que entre os dias 4 de Abril e 5 de Maio? Para estar de acordo com estas referências do Primeiro Concílio Ecumênico: 1. Primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera, logo após o equinócio da Primavera (hemisfério norte); 2. Sempre após a Páscoa judaica. No caso de coincidir ou antecipar a Páscoa judaica (14 de Nissan), nossa Páscoa Cristã deverá ter sua data adiada em uma semana (para manter a cronologia dos acontecimentos históricos). Vale lembrar que os calendários Juliano e Gregoriano são solares, enquanto que o calendário judaico é lunar. Por isso a Páscoa judaica é celebrada em qualquer dia da semana, ao contrário de nós, cristãos, que sempre a celebramos num Domingo."
_________________________________________________
Fonte: http://ecclesia.org.br/news/2013/2009/04/20/a-pascoa-dos-cristaos-ortodoxos/
*Equinócio: 1. [Astronomia] Cada uma das épocas do ano em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa pelo plano do equador celeste, fazendo com que os dias sejam praticamente iguais às noites. (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)

Nenhum comentário:
Postar um comentário