A Igreja Ortodoxa celebra Tomas domingo uma semana após a celebração do domingo de Santa Páscoa. Este dia comemora a aparição de Cristo aos seus discípulos na tarde de domingo depois da Páscoa. Ele também se lembra da aparição do Senhor aos seus discípulos oito dias depois, quando São Tomás estava presente e proclamou "Meu Senhor e meu Deus", vendo as mãos e o lado de Cristo.
Domingo também chamado Antipascua (que significa "no lugar da Páscoa," não "em oposição à Páscoa"), uma vez que este dia, o primeiro domingo depois da Páscoa, a Igreja consagra todos os domingos do ano a comemoração da Páscoa, isto é, a ressurreição.
O Santo Apóstolo Tomé é comemorado pela Igreja no dia 6 de outubro.
História bíblica
Os eventos que são comemorados no domingo de San Tomas estão registrados no Evangelho de San Juan 20: 19-29. Após a crucificação e sepultamento de Cristo, os discípulos foram reunidos em uma sala com as portas fechadas e seguras por medo dos judeus. Na tarde de domingo depois da Páscoa, Jesus Cristo entrou na sala e ficou em pé no meio deles, cumprimentando-os dizendo: "A paz esteja convosco". (V. 19) Mostrou aos discípulos suas mãos, pés e lado. (V. 20)
Tomé não estava presente com os discípulos quando Jesus apareceu para eles, e ele não aceitou o testemunho dos outros discípulos em relação à ressurreição de Cristo. Ele disse: "Se eu não vejo a marca dos cravos em suas mãos e coloco meu dedo no buraco das unhas e minha mão em seu lado, não vou acreditar". (Versículos 24-25)
Jesus se voltou para Tomé, que é o último dos discípulos a acreditar que Cristo havia ressuscitado dos mortos. Jesus não o repreendeu. Suas palavras respiram o perdão e encorajamento à fé de Tomé. Ele traz Thomas para a segurança, assim como ele fez para os outros discípulos. A fé de Tomás se aprofunda com a aparência de seu Senhor ressuscitado.
Tomás você queria a prova, a prova, veja, veja por si mesmo! . "E depois de oito dias outra vez os seus discípulos estavam reunidos, e Tomé com eles quando Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco Depois disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos ., Estende a tua mão e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas respondeu acreditar Thomas e disse-lhe: meu Senhor e meu Deus, Jesus disse-lhe: Porque me viste, creste; bem-aventurados os que não viram! e eles acreditavam "(20: 26-29).
ÍCONE DE DOMINGO DE THOMAS
O ícone do Domingo de Tomás representa Cristo em pé no meio dos irmãos. Ele se apresentou aos onze no cenáculo e está convidando Thomas a examinar as mãos e o lado dele. Thomas está tentando tocar o lado de Jesus. Ele também está procurando por Jesus de uma maneira que indique sua fé e como ela foi escrita nas Escrituras.
A festa na Igreja Ortodoxa:
O Domingo de Tomás é celebrado com a Divina Liturgia de São João Crisóstomo. Neste domingo e durante todo o período da Páscoa até a despedida da Páscoa, o dia antes da festa da Ascensão, os serviços começam com a canção da tropa pascal: "Cristo ressuscitou ...".
Leituras bíblicas para a festa são: Em Ortos: Mateus 28: 16-20, os primeiros onze Ressurreição do Evangelho passagens que são lidos em um ciclo ao longo do ano durante Matins no domingo. Neste dia do ciclo sempre começa com a primeira passagem do Evangelho; Durante a Santa Eucaristia: Atos 5: 12-20 e João 20: 19-31.

Nenhum comentário:
Postar um comentário