sábado, 12 de maio de 2018

Paz Espiritual (São Basílio, o Grande)



A união com Deus não se identifica com as uniões corporais, mas as aperfeiçoa com o fiel cumprimento da vontade de Deus.

Quem aceita sacrifícios pela recompensa de Deus não precisa buscar consolo aqui, mas se preparar para a recompensa do Reino de Deus. Pois tenha em mente que através do sacrifício você receberá a recompensa e trabalhará pela recompensa do Deus que ama o homem. Eu acho que o intrépido lutador, que uma vez foi ao campo de batalha da santidade, terá que suportar os golpes do inimigo com esperança na glória da coroa. Porque: "A paciência produz uma virtude sólida e a virtude uma esperança sólida, uma esperança que não decepciona porque, ao nos dar o Espírito Santo, Deus derramou o seu amor nos nossos corações" (Rm 5,4-5). Porque em outro lugar, o mesmo apóstolo diz: "Viva a alegria da esperança, seja paciente no sofrimento e perseverante na oração" (Romanos 12:12). O apóstolo nos lembra que somos pacientes em provações e alegres na esperança. Porque a esperança origina o que nas almas piedosas sempre causa alegria.

Em uma palavra, a alma, uma vez derrotada pela melancolia, por seu Criador; quem se acostumou a ceder à beleza, então ela, por essa felicidade e encanto, não mudará com sentimentos visíveis. Pelo contrário, o que nos outros é tristeza, nela a felicidade aumentará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário