O grau mais alto dentro da Igreja é o episcopado. Todos os bispos são monges. Suas denominações provêm do grego: Patriarca - Pai de todos, Metropolita - Homem principal da cidade, Bispo – Guardião da fé e Arcebispo - Pastor e guardião maior.
O sacerdote, responsável pela vida da igreja nos monastérios ou nas paróquias está um grau abaixo do episcopado. Os sacerdotes celibatários são chamados de Hieromonges. Os casados, podem ser Arciprestes ou Protopresbíteros. O sacerdote principal de uma paróquia é chamado de Pároco.
O menor grau do sacerdócio é o diaconato. Os Diáconos ajudam na celebração dos ofícios, sempre com a permissão do superior. Alguns diáconos recebem o título honorífico de Protodiáconos.
Por último temos os monges, divididos em três graus: Riasofor (aquele que porta batina), Mandia (skima menor) e Skima (skima maior). Os de grau menor, possuem apenas a batina - veste comum para o uso diário, longa e com mangas largas. As etapas de consagração não são graus de superioridade, mas de serviço e vocação. Todos são igualmente monges e dedicam sua vida ao serviço de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário