sábado, 17 de novembro de 2018

Ensinamentos do Santo Ancião Porfirio :



Dar valor maior ao bem

"Você não deve buscar  se tornar um "caçador do mal". Esqueça o mal, olhe para Cristo e Ele te salvará. 

Em vez de ficar em guarda na  porta de casa para refutar a visita do Inimigo, ignore-o. É mal que está vindo? Delicadamente deixe-o ir por outro caminho.

 Como se faz isso ? 

Na medida em que um mal  vem para atacá-lo, entregue sua força interna para o bem, para o Cristo, na forma da suplica: "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem misericórdia de mim". 

Ele sabe como exercer Sua misericórdia sobre você, de qual maneira mais apropriada. 

E quando você estiver repleto do bem, você não dará qualquer importância para as artimanhas do mal, pois você terá se tornado bom por si mesmo, com a graça de Deus. Como o mal pode encontrar qualquer meio de ação? Ele então desaparece! 

Você fez com que uma fobia ou uma decepção tenham lhe aprisionado em um porão ? Volte-se para Cristo , O ame com simplicidade, com humildade, sem exigências de qualquer tipo e Ele vai libertar você.

Não escolha maneiras negativas para se auto corrigir. 

Você não precisa ter medo do Diabo, ou do inferno, nem nada disso, pois tais pensamentos criam uma resposta. 

Acredite, eu também tenho um pouco de experiência nessas coisas. 

A questão não é se você se ajoelha em uma superfície áspera , se você se maltrata, ou o quanto se martiriza. 

O ponto é viver, estudar, orar com fervor, para avançar no amor, no amor de Cristo, no amor da Igreja. 

Quando você expõe  todas as suas fraquezas para o espírito opositor (o diabo) , mesmo que você não se torne conscientes disso, ele vai mergulhá-lo e prendê-lo no sofrimento.

Esforce-se sim em cultivar em si a doçura e simplicidade, sem tensão e ansiedade.

 Não diga a si mesmos: "Agora vou me esforçar, vou rezar para obter amor, para tornar-me bom e etc..."
 Não é algo frutuoso se tornar bom através de qualquer tortura. Desta forma você só vai criar novas fraquezas. Tudo deve acontecer de forma suave, livre e sem pressa.

Você também não deveria dizer: "Deus me livre ", por exemplo, da raiva, ou da tristeza. Não é bom orar a respeito de uma paixão particular, pois quando algo de negativo se alinha em nossa alma, quanto mais ficamos a desembaraçar , mais nós vão se formando.

Trate de empenhar luta para superar a paixão e você verá que ela irá se entrelaçar ainda mais em você, se deixe dominar por essa busca e você não será capaz de fazer qualquer coisa. 
Isso ocorre porque a liberdade não pode ser vencida, se não nos libertarmos internamente das confusões e das paixões.

A capacidade de santificar a alma é uma grande arte. Pode tornar-se santo em qualquer lugar. Mesmo em Omonia (a praça principal de Atenas) pode ser santificado, se o indivíduo quiser. 

Você pode se tornar santo no trabalho, não importa qual ele seja, contanto que cultive sempre  paciência, tranquilidade e amor. 

De cada dia faz um novo começo, um novo estado de espírito, entusiasmo e sempre com a oração, amor e silêncio, nunca com o estresse e um coração pesado. 

Trabalhe com vigilância, mas simplesmente, delicadamente, sem ansiedade, com alegria e prazer, de bom humor. É assim que vem a graça divina. 

Todas as coisas desagradáveis, que permanecem em sua alma e o tornam estressado, podem vir a  se tornar uma razão para você adorar a Deus e assim você vai para de sofrer.  "



São Porfirio de Kafsokalivia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário