sábado, 17 de novembro de 2018

Teologia de Diodoro de Tarso.

 Diodoro de Tarso.
Natural de Antioquia ( 330 d. C.), de família nobre. Estudou em Atenas e entrou num mosteiro perto da sua cidade natal. Envolveu-se no cisma da Igreja de Antioquia, tomado o partido de Melecio, que o havia ordenado sacerdote. Foi animador de um centro de espiritualidade ascética, onde teve como discípulo Teodoro de Mopsuestia.

No período de Juliano, o Apóstata ( 361-363), Diodoro se empenhou numa inusitada polêmica com o próprio imperador. Foi perseguido igualmente pelo Imperador Valente (364-378). Após a morte deste, torna-se bispo de Tarso. No Caso de Constantinopla (381) teve grande desempenho, pois era fortemente reconhecido pelo Imperador Teodósio. São João Crisóstomo o compara a São João Batista por sua sabedoria, santidade e fidelidade a ortodoxia.

Sua obra é muito valiosa e vasta. Herdamos aproximadamente 80 tratados,  com estudos exegéticos, filosófico e teológicos. Sua produção maior e na exegese bíblica, da qual nos restou o Comentário dos Salmos e alguns fragmentos.

Nunca se mencionou Diodoro como herético.  Mais, 30 anos após a sua morte, durante a controvérsia sobre a maternidade divina de Maria, São Cirilo de Alexandria o acusou de pai do nestorianismo. Mais tarde ainda, em 553, quando Teodoro de mopsuéstia foi condenado como herético, Diodoro foi implicado como inspirador de suas heresias, uma vez que ele fora seu discípulo na Escola de Alexandria. Esta é a razão principal que justifica o desaparecimento de suas obras.

Para defender a ortodoxia de São Apolinário de Laodicéia, Diodoro exagera na delimitação das duas naturezas de Jesus Cristo, sem contudo explicar como estás duas naturezas subsistem numa única pessoa. Ele é acusado de heresia cristológica, mas estas acusações provém de seus opositores, sobretudo São Cirilo de Alexandria. Este afirma que Diodoro separava Jesus Cristo em duas pessoas, sendo a pessoa como “filho da semente de Davi” e a pessoa divina como “ o verbo de Deus Pai” Por está razão, a teologia de Diadoro e condenado pela Igreja. Segundo São Cirilo, Diadoro afirma que a união das pessoas ocorrer somente dignidade, no poder, na igualdade e na honra.

Sua exegese reflete o espírito antioqueno. Os livros sagrados da Bíblia devem ser estudados a partir de seu caráter histórico. É necessário estudar os textos para compreender os fatos reais e inferir sua mensagem. Assim, os textos revelados podem ser aplicados aos acontecimentos concretos, bem como a acontecimentos de ordem superior. Trata-se  de um modelo de especulação, denominada “theoria” que rejeita a alegoria dos textos. Os exegetas que se seguem partem da especulação para explorar as realidades temporais e atingir as realidades espirituais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário