domingo, 25 de fevereiro de 2018

Primeiro domingo da grande Quaresma.

DOMINGO DO TRIUNFO DA ORTODOXIA.




"Todos os domingos da grande quaresma abrem diante de nós questões sobre as quais o crente é convidado a desfrutar aprender e retirar delas os suprimentos espirituais necessários. Assim, no primeiro domingo da Quaresma, a Igreja celebra o triunfo da ortodoxia.

Neste dia nos lembramos da vitória contra os iconoclastas, uma heresia muito perigosa, cheia de enganos e falácias, as quais consistem na dúvida da humanização do nosso Senhor. Isto significa que o homem não poderia curar-se, salvar-se e incorporar as mensagens eternas da verdade eterna de nosso Senhor.

A controvérsia iconoclasta que se desenvolveu de maneira mais terrível por mais de cem anos, causou grande comoção e deixou muitas "feridas" em seu caminho. Muitas pessoas santas foram perseguidas, torturadas e sacrificaram as suas vidas defendendo a fé ortodoxa. Entre essas pessoas santas figuram também São João Damasceno, São Teóforo o Studita e outras. Finalmente o 843 DC, depois de muitas batalhas e sacrifícios dessas santas figuras que enfeitam o edifício da Igreja e o iluminam com suas presenças, foi feito o restabelecimento dos santos ícones, evento que o festejamos como Triunfo da Ortodoxia.

O TRIUNFO DA IGREJA

A Vitória de nossa Igreja Ortodoxa é marcada com o definitivo restabelecimento e veneração dos santos ícones com o Sínodo que foi feito em Constantinopla no ano de 483 DC. Obrigatoriamente assinala que a relação desta festa com a grande quaresma é de um ponto histórico. O primeiro triunfo da ortodoxia foi feito especialmente neste domingo. O resplandecimento da verdade. Nossos Santos pais com a sabedoria divina que os distinguia, colocaram neste domingo a vitória da ortodoxia para poder os crentes absorverem dela as provisões e qualidades espirituais necessárias, as quais os acompanharão em seu longo caminho para o encontro com o Cristo ressuscitado.

Ortodoxia significa exatamente a fé certa. É um requisito muito básico na luta do crente que realiza este período para poder ascender aos picos espirituais mais altos, com fundo as virtudes que pode adquirir através do seu estado de luta. Só quando buscamos com verdade e conhecemos na realidade a Cristo se dignifica a nossa vida. Só o encontro e a relação pessoal com o Senhor, pode aliviar e fazer repousar a nossa existência... isto nos dizem as nuvens de mártires, de Santos, de pais e de mestres que lutaram até a morte pela fé ortodoxa.

A IGREJA CORPO DE CRISTO

Quando falamos da ortodoxia, falamos sobre o mais precioso da fé e da esperança. No entanto, é possível definir ou descrever quem participa retamente no mistério de Deus, na vida divina, nesta vida infinita de Deus que enche a nossa existência humana, dentro do pecado e da nossa queda? É quase impossível dar uma definição exata do termo igreja porque, na verdade, nenhuma definição existe que possa ser considerada como plena em autenticidade dogmática. Mais a igreja é uma realidade que vivemos, em vez de um objeto que "Analisamos e estudamos".

Queridos irmãos, o evangelho nos convidou, "vem e verás". E esta vinda nossa é um caminho humilde e limpo que passa pela vida mistica e litúrgica em nossa paróquia, nossa igreja, então seremos conduzidos em nossa união com a Igreja, no crescimento em Cristo e nosso renascimento, de modo que cada um de nós possa dizer como Natanael no Evangelho de hoje: "Rabi, em verdade você é o filho de Deus". Nesta perspectiva podemos falar sobre restauração, certificação da nossa icona (imagem), com toda sua grandeza e nobreza que Deus nos deu.

A celebração de hoje, da nossa igreja e da ortodoxia, recorda-nos também o dever que temos como cristãos ortodoxos em servir com todas as nossas forças a verdade do nosso Senhor. Depositar a nós mesmos toda a confiança na perspectiva que abre o caminho para a nossa cura e salvação. A ortodoxia não se esgota nem se limita apenas em formulações verbais, mas estende-se no sentido dinâmico da ortopraxía (Ação correta), que envolve a transubstanciação em praxis na nossa vida quotidiana na verdade da nossa igreja.

Para conseguir isso, no entanto, requer que toda a nossa vida esteja mudando em um testemunho diário que é transmitido nas frequências de bom exemplo, tal como isto emana através da realidade da nossa igreja.

O triunfo desta verdade nos carrega de grandes responsabilidades para poder também corresponder ao dever divino de transmissão dela em todo o mundo. O Triunfo da ortodoxia finalmente funciona como um desafio para irradiar a sua presença através das nossas próprias existências e transmitir mensagens eternas em todo o mundo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário