segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

QUESTÕES COMUNS EM RELAÇÃO A MÃE DE DEUS (PARTE I)

Porque que oramos à Mãe de Deus?


R: Pelo fato de Jesus Cristo ter morrido na cruz e ressurgido da morte, vencendo para nós a morte, não existe razão alguma que nos impeça de pedir àqueles que estão no Paraíso de orarem por aqueles que ainda vivem na terra. No mais, em Cristo, todos estão vivos. Da mesma maneira com que pedimos à Sempre-Virgem Maria para orar por Seu Filho, assim pedimos aos Anjos, aos Santos e à toda assembleia dos fiéis aqui na terra que orem por nós, tal como nos ensina o Mandamento da Escritura:  “Antes de tudo, pois exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graça, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos uma vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus nosso Salvador. O Qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (I Tm. 2: 1-4). Voltamo-nos aos nossos amigos e próximos pedindo-lhes suas orações em tempo de nossas necessidades; não são aqueles do Paraíso mais amigos do que os que estão na terra? Por que não poderiam interceder então por nós também junto do trono de Deus?


 Por que os cristãos ortodoxos chamam a Virgem Maria de “Deípara”? Este termo parece implicar no fato de Deus não ser o criador e a origem de todas as coisas.


R: Chamamos a Santa Virgem Maria de Deípara (do grego Theotokos: literalmente, Aquela que dá à luz a Deus – Deípara) pelo fato de vir das Escrituras: a justa Isabel se dirige à Virgem nestes termos: “De onde me provém que me venha visitar a Mãe de meu Senhor? (Lc.1:43). Quem é este “Senhor” que Isabel menciona? É Cristo, o Senhor Deus. Por esta razão dizemos, corretamente, que a Virgem Maria é a Mãe de Deus (Deípara). Ela não é a Mãe do Deus Pai, mas Mãe de Deus Filho, gerado do Pai antes de todos os tempos, tomando carne da Virgem Maria.


Fonte:https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1731014600283789&id=914635851921672


Nenhum comentário:

Postar um comentário