quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Estação Santa Sabina

A basílica de  Santa Sabina é a jóia do monte Aventino e foi fundado por um sacerdote ilirico de nome Pedro, sob o pontificado de Celestino I (380 - 432). O nome derivou da matrona Romana Sabina que pos sua casa a disposição do cristãos para  suas reuniões. Santa Sabina sofreu martírio no tempo do imperador Adriano.

A liturgia de hoje marca "o início da veneranda solenidade do jejum"  "sei, Senhor, que o s vossos fiéis, iniciem com a devida piedade as santas solenidades dos jejuns, e nelas perserverem com devoção sincera". (GRAMAGLIA e DALBOSCO, 1963). E do " venerável sacramento pascal" (fazei, Senhor, que estejamos preparados para vos oferecer convenientemente estes dons, pelo quais celebramos o início da venerável liturgia quaresmal" (GRAMAGLIA e DALBOSCO, 1963). 
A humildade e a sinceridade de coração,, a alegria do espírito e a fuga da ostentação, caracterizam a penitência e o jejum (cf. MT 6, 16-21). Pois  Senhor não olha para as exterioridades, quais sejam o  arrancar os cabelos rasgar os vestidos e cobrir-se de cinzas, mas quer a reforma íntima da vida (cf:  Jl 2, 12-19). Comecemos a Grande Quaresma com grande confiança, porque, por ímpio que tenha sido, que se arrepende jamais é rejeitado pela misericórdia divina.

Marcos Vinícius Faria de Moraes


Bibliografia:


GRAMAGLIA, pe. Irineu; DALBOSCO, fr. Pascoal. Missal Romano. 3ª Edição. São Paulo: Editoras Paulinas, 1963.



JARUSSI, p. Gerardus. Bíblia Ave Maria. 176ª Edição. São Paulo: Editora Ave Maria, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário