![]() |
| O dia do Senhor e o triunfo de Israel. |
O quarto entre os doze profetas menores. Sua profecia de apenas um capítulo e o menor livro do Antigo Testamento. Profetizou a destruição de Edom (Abdias 1, 2-6) e o retorno vitorioso de Israel do cativeiro (Abdias 1, 17-21). Só têm 21 versículo.
Justamente por ser tão pequeno seu livro, ainda não se conseguiu determinar com exatidão a data de sua profecia. Profetizou no reino de Judá, no tempo do mundo ímpio rei Jorão cerca 847 a. C., ou segundo outros ( São Jerônimo) no tempo do exílio, alguns anos após 586 a.c.
Abdias que significa “ servo do Senhor” é considerado como o mais antigo dos profetas 847 a. C., ou como um profeta do exílio, ou ainda como posterior ao exílio, por causa da da carência de qualquer testemunho sobre ele. Provavelmente era oriundo da Judéia, onde evidentemente atuou. O seu livro, composto de um só capítulo, contém: profecias sobre a destruição inimiga de Edom cf. Abdias 1, 1ss, sobre o “ dia do Senhor” cf. Abdiasb 1, 15s e sobre o prenúncio do triunfo messiânico cf. Abdias 1, 17.
Marcos Vinícius Faria de Moraes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário