domingo, 9 de fevereiro de 2020

TEMPUS SEPTUAGESIMAE DOMINICA IN SEPTUAGESIMA

Statio ad S. Laurentium extra muros
DOMINGO DA SEPTUAGESIMA
iI.cLsd.—U



Neste e nos dois domingos seguintes a Igreja nos reúne na basílica dos três padroeiros de Roma. Hoje em S. Lourenço. Padroeiro dos catecúmenos, isto é, dos que se prepararam para receber o batismo, na noite do sábado que precede ao Domingo da Ressurreição.
O  Papa celebrava outrora a Missa e, provavelmente, estas missas têm a sua origem no tempo das grandes invasões dos bárbaros na Itália. Quer na boca do Mártir S. Lourenço (Statio), quer na dos romanos daquele tempo, as palavras do lntroito traduzem também os nossos sentimentos neste tempo de preparação para a Quaresma.

Justamente aflitos por nossos pecados nos sentimos neste tempo(Oração). O pecado, o perigo do mesmo e suas tentações, a necessidade de combatê-lo e o penoso deste combate são gemidos de morte, dores de inferno até para a alma remida. Mas a nossa tristeza não é sem esperança. Deus, embora castigue o pecado enquanto vivemos, é um Deus misericordioso; é o nosso refugio e o nosso Libertador (lntroito). Recorrendo a Ele, livrar-nos-á misericordiosamente. (Oração). Mas devemos procurá-Lo pelo desejo e pela Oração, e mais ainda pela ação, pelo esforço, pela penitencia. É o que nos ensina a Epistola e o Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário