Nos santos templos da Igreja Ortodoxa, os velários são postados dentro da igreja, iluminando os diversos ícones que normalmente ornam nossas igrejas.
É o primeiro ato do fiel ao entrar no atrio que antecede a nave, adquirir uma vela, para acender dentro da igreja.
Por qual razão acendemos velas ?
Dois amigos de Deus, São Simeão, Bispo de Thesalonica e São Nicodemos da Montanha Santa nos explicam com muita beleza o simbolismo das velas em nossa fé.
Diz São Simeão :
1. Assim como a vela é pura (pura cera de abelha ), assim também deve ser puro, o nosso coração.
2. Assim como a vela é flexível ( diferente do que ocorre com a vela de parafina), assim também deve ser flexível as nossas almas, até que possamos as tornar retas e firmes no Evangelho.
3. Assim como a vela é derivada do pólen de uma flor e tem um odor doce, assim também deve ser as nossas almas, ofertando o aroma doce da Graça Divina.
4. Assim como a vela, quando se queima, se mistura e alimenta a chama, assim também devemos lutar para alcançar a santificação.
5. Assim como a vela acesa ilumina a escuridão, assim deve ser a luz de Cristo dentro de nós, para que então possamos fazer esta luz brilhar diante dos homens, e que o nome de Deus Seja Glorificado.
6. Assim como a vela dá a sua própria luz para iluminar um homem na escuridão, assim também deve a luz das virtudes, a luz do amor e da paz, caracterizar cada um de nós cristãos. E a cera que derrete simboliza a chama do nosso amor por nossos semelhantes.
São Nicodemos, o Hagiorita nos dá mais seis razões diferentes pelas quais ortodoxos acendem suas velas:
1. Para glorificar a Deus, que é Luz, assim como cantamos na Doxologia: "Glória a Deus, que nos mostrou a luz ..."
2. Para dissolver a escuridão da noite e banir para longe de nós o medo que é provocado pela escuridão.
3. Para manifestar a alegria interior de nossa alma.
4. Para dar honra aos Santos de nossa fé, imitando os primeiros cristãos dos primeiros séculos, que acenderam velas junto dos túmulos dos Mártires.
5. Para simbolizar as nossas boas obras, como o Senhor disse: "Deixe sua luz brilhar diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus." E o sacerdote também nos deu este encargo, quando do nosso Batismo.
6. Para que tenhamos os nossos próprios pecados perdoados e consumidos, assim como os pecados daqueles por quem oramos.
+ + +
Que a Luz de Cristo ilumine as nossas vidas !

Nenhum comentário:
Postar um comentário