![]() | ||
|
10 E ensinava no sábado, numa das sinagogas. 11 E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. 12 E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. 13 E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus. 14 E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado. 15 Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber? 16 E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa? 17 E, dizendo ele isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele. 18 E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei? 19 É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu. 20 E disse outra vez: A que compararei o reino de Deus? 21 É semelhante ao fermento que uma mulher, tomando-o, escondeu em três medidas de farinha, até que tudo levedou.
☦️☦️☦️
HOMILIA
“O Senhor Repreendeu Àqueles que Injustamente O Acusavam de Curar em Sábado”
O Senhor atuou em defesa de sua descendência (a Igreja), a libertou do cativeiro e a chamou para a salvação, como deixou claro na mulher curada, dizendo àqueles que não tinham uma fé semelhante à de Abraão: Hipócritas! Acaso algum de vós não desata o seu boi ou o seu asno no dia de sábado e o leva para beber? E a esta filha de Abraão, a quem satanás manteve atada durante 18 anos, não era conveniente libertá-la de suas amarras no sábado?
Fica, portanto, claro que ele libertou e devolveu à vida àqueles que criam com uma fé semelhante à de Abraão, e nada fez contra a lei ao curá-la em sábado. Na realidade a lei não proibia curar aos seres humanos, pois até podia circuncidá-los nesse dia; ainda mais: ordenava aos sacerdotes realizar nesse dia seu ministério, e nem sequer proibia que se curasse aos animais.
A piscina de Siloé com frequência curou em sábado, e por isso muitos enfermos se sentavam na sua borda. Entretanto, a lei sabática mandava abster-se de todo labor servil; ou seja, de todo trabalho que cultiva negócio e possui desejo de lucro, ou por outro fim terreno. Mas exortava a realizar as obras da alma, que se realizam pelo pensamento ou os conselhos para ajudar o próximo. Por isso o Senhor repreendeu aqueles que injustamente o acusavam de curar em sábado. Desta forma não rompia, mas cumpria a lei, agindo como sumo sacerdote que em favor dos seres humanos torna propício a Deus, limpando os leprosos, curando os enfermos e dando a sua vida a fim de que o homem exilado escape da condenação e sem temor regresse para a sua herança.
Santo Irineu, bispo (séc. II)


Nenhum comentário:
Postar um comentário