Depois do martírio de São Filipe [comemorado em 9 de janeiro], seu corpo foi sepultado no mosteiro Otrocha, em Tver. Os monges do mosteiro Solovki, do qual ele havia sido Hegúmeno, em 1591, requisitaram permissão para transferirem as relíquias para sua comunidade.
O corpo incorrupto foi colocado em um túmulo preparado pelo próprio Hierarca quando vivo, e que se localizava debaixo do pórtico de um templo dos Santos Zósima e Sabbatio de Solovki, próximo à sepultura do Ancião Jonas [Shamin], seu amado guia nos esforços ascéticos.
Em 31 de maio as Santas Relíquias foram transferidas para um novo relicário e estabelecidas na Catedral da Transfiguração. Três anos depois, o Nikon, Metropolita de Novgorod, propôs que as relíquias de três hieromártires [o Santo Metropolita Filipe e os Santos Patriarcas Jó e Hermógenes] fossem transferidas para Moscou.
Na mão do santo foi colocado um documento de arrependimento pelo Tsar Aleksei Mikhailovic, em que pedia perdão pelos pecados e transgressões de seu bisavô ''Ivã, o Terrível''. Em 3 de julho as Santas Relíquias chegaram a Moscou e foram colocadas na Catedral da Dormição na porta sul do altar.
Uma cruz foi levantada no lugar em que as Relíquias de São Filipe foram vistas pelo clero e pelo povo em Moscou, na estação de trem de Rizhks.

Nenhum comentário:
Postar um comentário